A próstata é um orgão do corpo masculino que fica localizada abaixo da bexiga. É responsável, juntamente com as vesículas seminais, por mais de 90% do que é ejaculado pelo homem em uma relação sexual. É um órgão de extrema importância para a fertilidade masculina.

As três principais doenças  são:
▪ Hiberplasia Prostática Benigna – caracteriza-se pelo crescimento de um nódulo benigno na próstata, que pode comprimir a uretra, dificultando ou impedindo a passagem da urina. E por conta disso, o organismo tende a contrair infecções. Outra consequência pode ser a formação de cálculos renais
▪ Prostatite – Doença comum que afeta a próstata. É determinada por inflamações e infecções da glândula, comumente causadas por bactérias, provocando o aumento do tamanho da próstata e sintomas como febre, dor perineal e dificuldade ao urinar. A única forma de diagnosticar a prostatite é consultando um urologista.
▪ Câncer de Próstata – Uma doença silenciosa que se descoberta com antecedência tem 90% de chance de cura. Para homens com 45 anos ou mais é indicado fazer o exame de PSA e o de toque retal anualmente. O tratamento da doença é feito com acompanhamento clínico, cirurgia tradicional ou robótica.
A melhor forma de tratamento é a prevenção! Faça exames regularmente.

📍 Rua Arthur Bernardes, 131 – Bairro Martins | Uberlândia – MG –

#urologistasassociados #uberlandia #urologia  #cancerdeprostata #prostatite