O cálculo renal, é uma condição considerada bastante comum e com alta taxa de recorrência nas pessoas. Os Cálculos renais são formações edurecidas resultantes do acúmulo de cristias de sais na urina que se formam nos rins ou nas vias urinárias. O aparecimento das pedras ocorre quando a urina contém quantidades maiores do que o comum de substâncias como cálcio e ácido úrico que vão se agrupando e se transformam em pequenas pedras.
▪ A formação de cálculos no interior dos rins pode acabar bloqueando parte da via urinária e quando os cálculos começam a se movimentar, o paciente irá sentir uma dor intensa.
Apesar de relativamente comum, a condição ainda gera dúvidas nas pessoas em relação a causas e como evitar ou prevenir.
▪ O consumo excessivo de sal é um fator de risco para o desenvolvimento de pedras nos rins
▪ A água é excelente para prevenção dos cálculos, mas deve ser evitada quando as cólicas e dores aparecem, já que o rim continua a filtrar a urina e, por conta das pedras, não consegue direcioná-la às vias urinárias, dilatando ainda mais os rins, causando ainda mais dor.

#urologistasassociados #uberlandia #urologia #umc #rins #calculosrenais #pedranosrins #rim