A cirurgia robótica já é uma realidade e faz parte da rotina do tratamento cirúrgico das doenças da próstata e dos rins.
O procedimento surgiu com o objetivo de tornar as cirurgias mais práticas e precisas. Uma vantagem da cirurgia robótica é que o robô oferece melhor ergonomia e liberdade de movimentação para o médico, dessa forma, o médico consegue acessar estruturas que não seriam possíveis em uma cirurgia convencional, por exemplo.
E diferente do que muitos pensam, é o cirurgião que efetua todas as ações realizadas pelo robô, a máquina não tem autonomia e nem efetua nada sozinha.
Outro ponto positivo é que o cirurgião tem acesso à imagem 3D com aumento de visibilidade em 10 vezes, alta definição de cores e contrastes durante o procedimento, assim o cirurgião consegue enxergar a estrutura que tá sendo trabalhada, coisa que não seria possível a olho nu.
A cirurgia robótica é menos invasiva, com cortes menores e redução de traumas nos tecidos, garantindo uma melhor recuperação do paciente e um pós-operatório mais tranquilo.

#urologistasassociados #uberlandia #urologia #umc #cirurgiarobotica #prostata #rim