Toda cirurgia possui riscos, e diante de todos esses riscos apresentados, a cirurgia robótica é a mais segura e menos invasiva atualmente. Ela é um grande avanço para da laparoscopia convencional e em termos de tecnologia. Os instrumentos usados são precisos e articulados, possibilitando que o cirurgião realize movimentos que não seriam possíveis em um procedimento comum.

No sistema Da Vinci, usado pela nossa equipe, o cirurgião controla os braços robóticos a partir de um console de comando, e o robô realiza dentro do paciente os movimentos que o cirurgião ordena, tudo visto em alta definição pelo médico e os demais membros da equipe cirúrgica. O Robô serve como instrumento do cirurgião, e diferente do que muitos pensam, a máquina não toma nenhuma decisão por conta própria.

#urologistasassociados #uberlandia #urologia #umc #cirurgiarobotica #laparoscopia #prostata #rim