Varicocele, ou varizes do testículo, consiste na dilatação anormal das veias testiculares, principalmente após esforço físico.
Essa dilatação pode dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora a qualidade do sêmen.
Aparece geralmente na adolescência, o que pode ser um problema, porque um adolescente do sexo masculino geralmente não faz exames de rotina.
O próprio paciente ou o médico podem identificar a dilatação. Exames como ultrassonografia, ecografia testicular e cintilografia dos testículos auxiliam no diagnóstico. A utilização de suspensório escrotal durante as atividades físicas e alguns medicamentos por via oral ajudam a melhorar os sintomas. Porém, se a relação da varicocele com a infertilidade for comprovada, é preciso de um procedimento cirúrgico.
A melhor forma de evitar e tratar é o diagnóstico precoce. Sempre faça exames de rotina!

#urologistasassociados #uberlandia #urologia #varicocele #testiculo #infertilidade