Dor nos testículos é um motivo bem comum que faz jovens adultos procurarem um urologista, mas o que pode ser a causa desses sintomas?
A dor na região testicular e escrotal pode ter origem por diversas razões. Os principais motivos estão ligados a condições benignas e que não devem ser motivo de pânico, mesmo que seja caracterizada como uma forte dor.
As principais causas de dor nessa região são:
▪ Torção testicular – É uma emergência médica que pode levar a perda do testículo se não tratada a tempo. Ocorre principalmente em crianças e adolescentes. Costuma ocorrer em fases de repouso, como por exemplo, durante o sono. A melhor atitude é buscar ajuda médica imediatamente para que o tratamento adequado seja realizado.
▪ Epididimite – é uma inflamação no epidídimo, um tubo que fica na parte detrás do testículo. Pode gerar dor no testículo, associada a aumento do volume, calor e vermelhidão na região escrotal. As principais causas estão relacionadas à infecção por vírus e bactérias
▪ Trauma testicular – Os testículos são a região mais sensível do homem, portanto, sofrer algum impacto nessa parte do corpo pode levar a dores intensas. Geralmente não há consequências maiores, mas é preciso ficar atento em casos de traumas mais graves, como um acidente de moto, por exemplo.
▪ Pedra nos Rins – Quando um cálculo que sai do rim e impacta na região próxima da bexiga, a dor pode irradiar para a região dos testículos.
Muitos episódios de dores nessa região tem uma resolução rápida, mas é preciso ficar atento, é uma região muito sensível e só uma ajuda médica adequada vai conseguir diagnosticar adequadamente e descartar problemas graves ou até mesmo começar um tratamento eficaz.
⚠ Não deixe sua saúde para depois, agende já sua consulta!

👉 Saiba mais sobre o Urologistas Associados
☎ Agende já sua consulta por nosso WhatsApp: (34) 3219-7777
📍 Atendimento UMC
📍 Rua Rafael Marino Neto, 600 Centro Clínico do Hospital UMC, 4º andar, Suíte 401 – Jardim Karaíba, Uberlândia – MG, 38411-186

#urologistasassociados #uberlandia #urologia #testiculos #dornostesticulos #causas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *