Orquite é a inflamação dos testículos, que pode ser provocada por traumatismo, doenças infecciosas, entre outras causas.
A doença pode ser classificada em aguda ou crônica conforme a evolução e permanência dos sintomas.
▪ Aguda – ocorrência de dor forte que se irradia para a virilha e sensação de peso nos testículos
▪ Crônica – pode ser assintomática, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento
A orquite pode surgir em qualquer idade. O mais comum é acometer homens jovens e na idade adulta e, o menos comum, é surgir na infância, antes dos 10 anos.
Mesmo não interferindo na produção de testosterona, a orquite pode compremeter a fertilidade masculina, na medida em que afeta os órgãos que produzem o espermatozóide e fazem parte do sistema reprodutor masculino.
As causas conhecidas da orquite são:
▪ Traumas na região, como pancadas e chutes
▪ infecções por vírus e bactérias
▪ Infecções sexualmente transmissíveis como clamídia, gonorreia e sífilis
▪ Brucelose
▪ Tuberculose
▪ Torção do testículo
O diagnóstico da orquite baseia-se no exame clínico, histórico de saúde e no resultado de exames de sangue e de urina para avaliar a presençã de distúrbios renais e urinários. Em caso de dúvida, o ultrassom com doppler pode facilitar o diagnóstico diferencial com outras patologias, como a torção testicular.
O tratamento da orquite consiste no alívio dos sintomas e a correção do agente etiológico responsável pela inflamação e inchaço dos testículos. O sucesso do tratamento depende diretamente da identificação da causa que promoveu a inflamação dos testículos e quando o tratamento foi iniciad. Na maioria dos casos, a enfermidade tem cura e não deixa sequelas, mas é importante ressaltar que o quanto antes o problema for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso e menores são as consequências. Faça exames regulares e fique atento ao seu corpo!

⚠ Não deixe sua saúde para depois, agende já sua consulta!
👉 Saiba mais sobre o Urologistas Associados
☎ Agende já sua consulta por nosso WhatsApp: (34) 3219-7777
📍 Atendimento UMC
📍 Rua Rafael Marino Neto, 600 Centro Clínico do Hospital UMC, 4º andar, Suíte 401 – Jardim Karaíba, Uberlândia – MG, 38411-186

#urologistasassociados #uberlandia #urologia #orquite #testiculos #inflamacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *